Maranhão conquista Selo Prata do Compromisso Nacional com a Alfabetização

O Selo Alfabetização é um reconhecimento às políticas e programas educacionais que atendem aos critérios estabelecidos no edital do MEC.

Secom
06/12/2024


A educação do Maranhão comemora mais um marco importante: a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização - categoria prata, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Essa distinção é parte das estratégias do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca valorizar e incentivar práticas educacionais voltadas para a alfabetização e a redução de desigualdades no ensino.

O Selo Alfabetização é um reconhecimento às políticas e programas educacionais que atendem aos critérios estabelecidos no edital do Ministério da Educação (MEC), como a adesão a programas nacionais, oferta de formações para profissionais da educação, e a implementação de estratégias que garantam a alfabetização de crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental.

Reconhecimento ao trabalho colaborativo do Pacto pela Aprendizagem

Esse reconhecimento é reflexo das iniciativas que vêm sendo implementadas para superar os desafios da alfabetização, especialmente no contexto pós-pandemia, que são desenvolvidas no âmbito do Pacto pela Aprendizagem.

No Maranhão, além da Rede Estadual, que receberá o emblema de Selo Prata, temos 182 Redes Públicas homenageadas, sendo 133 municípios agraciados com o Selo Ouro, 38 com o Selo Prata e 11 com o Selo Bronze.

"A conquista do Selo Prata, pela Rede Estadual, é um reflexo do compromisso do Maranhão com a educação de qualidade. Nosso esforço em conjunto com os municípios reforça a importância de garantir que todas as crianças maranhenses sejam alfabetizadas no tempo certo, alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE)", destacou a secretária de Educação, Jandira Dias.

Superação e foco na aprendizagem

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada promove um regime de colaboração entre a União e os estados, visando que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental. Além disso, foca na recomposição das aprendizagens, priorizando crianças nos anos iniciais do ensino fundamental que enfrentaram lacunas devido à pandemia.

Para a secretária adjunta interina de Ensino e Aprendizagem, Patrícia Mesquita, os resultados mostram que os investimentos realizados e as formações continuadas têm sido fundamentais. "Essa conquista é de todos os educadores e gestores que se dedicam diariamente a transformar a realidade educacional no Maranhão. Nossa meta é avançar ainda mais, alcançando a excelência na alfabetização e garantindo o futuro de nossas crianças", afirmou.

Com esse reconhecimento nacional, o Maranhão se consolida como referência em alfabetização, reafirmando o compromisso de garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças.
Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال