O barco "Barraqueiro" ficou preso na maré baixa durante a travessia Alcântara-São Luís na manhã dessa segunda-feira (1°).
Imirante
02/12/2025
A embarcação "Barraqueiro" foi desencalhada na tarde dessa segunda-feira (1°), após a elevação da maré, segundo informações da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA). O barco, que transportava 10 passageiros e dois tripulantes, havia encalhado por volta das 7h durante a travessia entre Alcântara e São Luís, próximo ao Cais da Praia Grande, no Centro da capital. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.
No mesmo trecho, uma canoa utilizada por alguns passageiros da "Barraqueiro" para tentar seguir viagem também acabou presa na maré baixa. A pequena embarcação levava dois tripulantes e quatro passageiros, mas foi igualmente desencalhada sem maiores complicações.
Passageiros foram resgatados e levados para locais seguros
Durante a manhã, todos os passageiros das duas embarcações foram resgatados e levados para locais seguros em uma operação conjunta da CPMA e do Centro Tático Aéreo (CTA), da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Não houve registro de danos ambientais. Os tripulantes permaneceram a bordo até a maré subir e, posteriormente, seguiram até o Cais da Praia Grande, onde atracaram em segurança.
Após o desembarque, a "Barraqueiro" passou por vistoria da Capitania dos Portos, que identificou falhas nos equipamentos. A embarcação foi retirada de circulação até que os reparos necessários sejam concluídos. A CPMA também instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do encalhe.
Tags
Geral
