Governo realiza Fórum SUS Digital e discute inovação e tecnologia na saúde pública

Durante as edições do evento, gestores e técnicos do SUS poderão debater estratégias voltadas para a ampliação da formação, educação permanente, protagonismo do cidadão, interoperabilidade e proteção de dados no Processo Digital no SUS.

Secom
14/09/2024


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, no mês de setembro, o Fórum SUS Digital nas três Macrorregionais de Saúde Norte, Leste e Sul, representadas pelas 19 Unidades Regionais de Saúde (URS). O evento orienta sobre a visibilidade dos indicadores para a construção do Plano de Ação do Programa SUS e discute inovação e tecnologia na saúde pública.

Durante as edições do evento, gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos territórios poderão debater estratégias voltadas para a ampliação da formação, educação permanente, protagonismo do cidadão, interoperabilidade e proteção de dados no Processo de Transformação Digital no SUS.

O objetivo é que o Fórum seja um espaço de construção conjunta dos indicadores, que deve ser realizada a partir das trocas de experiências, apresentação de soluções inovadoras, relacionando-as com os eixos do Programa SUS Digital. Para tal, será reforçada a cooperação entre os municípios e as regionais de saúde, cujo objetivo é promover a integração e a inovação no SUS.

"Esperamos que a atividade mobilize os participantes a estabelecerem para seus municípios metas explícitas, prioridades e cronogramas realistas, para a implementação de atividades, considerando desde as características locais, infraestrutura disponível, demandas da população, às particularidades do sistema de saúde, além de outras reflexões que o diagnóstico apontar durante sua fase de construção", disse a superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina.

Programação

Para ampliar a participação dos municípios, entre 9 e 13 de setembro, o Fórum aconteceu na sede da Unidade Regional de Saúde (URS) de Santa Inês. Na ocasião, a Macrorregião Norte estava representada com participantes das URS de Santa Inês, Zé Doca, Pinheiro, Bacabal e Viana. E no mesmo período na sede da Unidade Regional de Saúde (URS) de Itapecuru, os participantes foram das URS de Itapecuru-Mirim, Chapadinha e Rosário.

A programação do fórum continua, de 16 a 20 de setembro, na sede da Unidade Regional de Caxias, com os municípios da Macrorregião Leste, com presença das URS de Caxias, Timon e Codó; e na Sede da Regional de Presidente Dutra, com as URS de Presidente Dutra, São João dos Patos, Pedreiras e Barra do Corda.

O Fórum encerra suas atividades, no período de 23 a 27 de setembro, com municípios da Macrorregional Sul, com as URS de Imperatriz e Açailândia reunindo-se na Regional de Imperatriz, e com a URS de Balsas, na sede da Unidade Regional de Balsas. A participação dos gestores e técnicos no Fórum do SUS Digital será de escolha dos municípios.

Programa SUS Digital

A Portaria GM/MS n° 3.232, de 1° de março de 2024 que altera a Portaria de Consolidação GM/MS n° 5, de 28 de setembro de 2017, é responsável por instituir o Programa SUS Digital. Entre as metas propostas está a elaboração de um Plano de Ação (PA) em Saúde Digital, de forma a garantir que os pontos refletidos sejam executados no âmbito do território.

A apresentação do Programa SUS Digital aos participantes englobará os eixos do Programa, os quais são: "Cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde"; "Soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS"; e "Interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde".

As redes temáticas que os indicadores precisam estar relacionados, são a Rede Cegonha (Materno Infantil); Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE); Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e/ ou Toda a Rede de Atenção à Saúde.
Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال