A informação da morte de Zagallo foi confirmada por meio de uma nota divulgada em suas redes sociais.
Redação
06/01/2024
Uma das maiores lendas do futebol, Mario Jorge Lobo Zagallo, morreu na noite dessa sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro.
Zagallo estava internado desde o fim de dezembro em um hospital do Rio de Janeiro. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, decorrente do agravamento de diversas comorbidades já existentes.
A informação da morte de Zagallo foi confirmada por meio de uma nota divulgada em suas redes sociais.
Carreira como jogador
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Atalaia (AL), no dia 9 de agosto de 1931. A família se mudou para o Rio de Janeiro quando Zagallo era um bebê de oito meses.
O menino cresceu no bairro da Tijuca, na Zona Norte da Cidade. O pai de Zagallo, Aroldo, foi jogador profissional, defendeu o CRB, de Alagoas, e era o exemplo do garoto.
Trajetória profissional
Zagallo começou a trajetória profissional no América, do Rio de Janeiro. Nas divisões de base e no time profissional ganhou destaque com boas atuações. Ele fez as primeiras partidas em 1948 e, um ano depois, foi campeão do Torneio Início do Campeonato Carioca - primeira conquista da sua carreira no futebol.
As boas atuações renderam um convite para fazer um teste no Flamengo. Ele defendeu o rubro-negro por oito anos. Foram 205 jogos, 29 gols e o tricampeonato carioca (1953, 1954 e 1955).
A passagem no Flamengo despertou atenção de outro grande clube carioca: o Botafogo. O time da Estrela Solitária comprou o ponta esquerda junto ao rival da cidade em 1958. No Glorioso, conquistou os principais títulos como atleta.
Os títulos do torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964), Campeonato Carioca (1961 e 1962), além de títulos em excursões internacionais como Torneio de Paris (1963), Torneio Internacional na Colômbia (1960) e Torneio Internacional da Cidade do México (1962).
Zagallo se aposentou como jogador pelo Botafogo em 1965. Meses depois, iniciaria a carreira como treinador, também no Botafogo. A extensa carreira à beira do campo teve fim apenas em 2001.
Títulos pela Seleção Brasileira
Zagallo participou de quatro das cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil - os dois primeiros títulos como jogador (1958 e 1962), o terceiro como técnico (em 1970) e o quarto em 1994, como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira
Tags
Geral